FAQ

CUSTOS

Qual o custo da LBB?

Não haverá cobrança de taxas para a participação da LBB, a participação é totalmente gratuita. As equipes classificadas para a fase final terão a isenção total de taxa de inscrição para o X-meeting 2019, porém a CO da LBB inicialmente não arcará com custos de viagem ao evento.

INSCRIÇÕES

É necessário se inscrever no X-meeting?

A Comissão de Organização da LBB recomenda fortemente a inscrição no evento X-meeting 2019, porém não será necessário para a participação da LBB. Os representantes dos 3 (três) grupos classificados terão isenção total da taxa de inscrição para o X-meeting 2019.

Eu defendi o doutorado, mas não consegui o certificado, onde eu me encaixo?

Você defendeu o doutorado, então conta como doutorado completo. No regulamento somente um participante com doutorado completo por equipe.

Sou técnico no laboratório, posso participar?

Sim, desde que você esteja em um grupo com outro integrante matriculado em uma universidade na qualidade de graduação, mestrado ou doutorado.

A competição é restrita a uma única universidade?

Não, qualquer estudante matriculado na graduação, mestrado ou doutorado em universidades brasileiras pode montar seu time para participar da competição.

Sou estrangeiro, posso participar?

Sim, desde que em um grupo com um líder matriculado em uma instituição brasileira.

Quantas pessoas são permitidas por grupos?

Serão inscritos grupos (2 a 3 pessoas), sendo que um integrante será denominado como líder e deverá, obrigatoriamente, estar matriculado em uma Instituição brasileira.

Tenho menos de 18 anos, posso me inscrever?

Não, é obrigatório que todos os integrantes tenham mais de 18 anos.

Preciso de algum documento para me inscrever?

Sim apenas para o integrante selecionado como líder, que necessitará apresentar o atestado de matrícula em Graduação, Mestrado ou Doutorado em uma universidade brasileira.

Não tenho time, não posso participar?

Criamos duas redes de interações para os participantes que não tem time se conheçam e possam trabalhar juntos durante esse período. Para entrar nesses grupos entre em contato com a comissão organizadora por e-mail (ligabrasileirabioinformatica@gmail.com) ou pelas nossas redes sociais.

Qual o link do Lattes que devo colocar?

Ao acessar o Lattes e copiar o link para preencher o formulário você deve copiar o link abaixo no nome.

Exemplo: CV: http://lattes.cnpq.br/1927611801056285

PROVAS

Qual a bibliografia devo utilizar?

A Liga Brasileira de Bioinformática será multidisciplinar, com isso abordaremos diferentes áreas que abrangem a Bioinformática. Temos um link disponível com a Bibliografia sugerida na aba Regulamentos: Bibliografia sugerida

Serão quantas etapas?

Três etapas e todas serão eliminatórias e classificatórias:

- 1ª etapa: composta por 60 questões de múltipla escolha

- 2ª etapa: compreende 5 desafios de biologia computacional

- 3ª etapa: desenvolvimento de um projeto a partir de dados fictícios que será apresentado durante o X-meeting que acontecerá em Campos do Jordão - SP

Preciso viajar a outra cidade para participar das provas?

A LBB inicialmente não arcará com nenhum gasto relacionado a viagens dos participantes, sendo as duas primeiras fases exclusivamente no formato online, enquanto que para a terceira será desejado que o time compareça ao X-meeting de 2019 que ocorrerá em outubro na cidade de Campos do Jordão, mas haverá também a possibilidade de participação por webinar.

Dúvidas sobre a competição

Outras questões

lbb2019@ab3c.org.br