FINAL LBB

O Brasil é uma área estratégica em Bioinformática e queremos levar essa bandeira adiante. A proposta do desafio final da I Liga Brasileira de Bioinformática, é expor a capacidade científica das equipes, utilizando a bioinformática e a biologia computacional como principal método de pesquisa. Com dados disponíveis em bancos públicos, esperamos que as equipes finalistas desenvolvam um projeto de pesquisa com: Pergunta Científica, Justificativa, Objetivo, Metodologia, Resultados Preliminares e Cronograma. Dentro de um orçamento fictício em R$200.000,00 (Duzentos mil reais) e vigência de 1 (um) ano. Serão avaliados os aspectos positivos e negativos de cada projeto, incluindo: a extensão alcançada, a formação de recursos humanos, o retorno social, o impacto ambiental, bem como também, a criação/suporte de novas redes de colaboração, infraestrutura, divulgação de resultados e entre outras.

As equipes deverão elaborar um projeto de pesquisa em no máximo 5 páginas, para ser entregue a comissão organizadora até o dia 27 de outubro (Arial 11, Justificado, Espaçamento de 1, Margem de 1,5 em todos os lados).

A prova final será uma apresentação oral com tempo mínimo de 15 minutos e tempo máximo de 20 minutos. Será realizada uma arguição oral com duração máxima 40 minutos.

Esse projeto será apresentado e avaliado por uma banca examinadora no dia 31 de outubro, durante o X-meeting 2019 e deverão abranger os critérios segundo o item 6.1.3.5 do regulamento da Liga.

Para manter a transparência e facilitar a metodologia de avaliação, a organização montou uma Ficha de avaliação em que a pontuação total será de 65 pontos, existindo a possibilidade de aumento da pontuação para até 90 pontos (pontuação bônus). Em caso de empate, os jurados serão convocados para uma reunião, onde, em votação, emitirão o ranqueamento final.

Nota: a utilização de dados próprios para o desenvolvimento do Projeto acarretará na eliminação da equipe. Todos os dados utilizados deverão vir acompanhados de suas respectivas referências.


CONHEÇA OS VENCEDORES DA I LBB

CLASSIFICAÇÃO FINAL

1º Lugar

ADP - Solutions

Pedro Henrique Narciso FerreiraUFSCarPedro Pontes Bueno GuerraUFSCarJunior Olimpio MartinsUFSCar


2º Lugar

Biominions


Biominion_01*Biominion_02*



3º Lugar

"Bits, please"

Vinícius Franceschini dos SantosUSPOsvaldo Reis JuniorUNICAMPBits, please_03*


*Os integrantes não permitiram a disponibilização de seus dados pessoais.


A Liga Brasileira de Bioinformática é um projeto idealizado e organizado pela ISCB-SC RSG - Brazil, um grupo de estudantes e para estudantes, com objetivo de desenvolver a próxima geração de Bioinformatas e Biólogos Computacionais no Brasil.